quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Aplicativos Para Viagem...

Boa Tarde leitores, enquanto nenhuma novidade sai a respeito do meu futuro venho falar de um aplicativo para iOS que merece muita atenção para quem deseja viajar para a Dinamarca - carinhosamente chamada de Dina ou DK - o Triposo: Denmark.

Ele é totalmente interativo e também todo em inglês, algo que para quem deseja realizar uma viagem não é problema algum. Ele é mais funcional quando você encontra-se na Dinamarca, pois o mesmo fornece sugestões de lugares, festas, parques e coisas parecidas. Como ainda estou no Brasil (infelizmente) ele me sugere 10 locais para conhecer que são esses: Copenhagen, Aarhus, Compenhagen Jazz Festival, Vejle, Death and the Mother, Skagen, Odense, Aalborg, Roskilde e Billund. Todos esses locais são acompanhados por histórias, descrições, imagens, como chegar, custos entre outros. Sem falar que essas são as sugestões, porém há uma lista com todas as cidades da Dinamarca e descrições abaixo. 

Se você é que nem eu que tem uma dificuldade enorme para aprender novos idiomas, o aplicativo é uma ótima escolha, ele te traz o básico da língua dinamarquesa: basics, problems, numbers,time, color, transportation, lodging, money, eating, bars,shopping, authority e ainda há uma ala para aqueles amantes da perfeição - eu - que desejam melhorar sua pronúncia.

Entre outras funções está de ver o previsão do tempo que encontra na cidade desejada, também há o câmbio de moedas, como por exemplo, hoje, 27/02/2013 cada um real equivale a 2,76 coroas dinamarquesas e isso é muito bom, pois fazemos o dinheiro render mais. Também é possível de visualizar o hora local.

Já para quem não tem saco de criar um blog mas deseja armazenas todas as fotos e comentários em só lugar, o aplicativo é ótimo, você cria algo parecido como uma rota de viagem, em todos lugares que você for poderá realizar um check-in, carregar fotos, escrever comentários e compartilhá-los. A cada local novo que você for encontrará dicas que poderão lhe ser útil. Também existe um mapa com vários lugares importantes de se conhecer. 

Outras funções interessante é como chegar na Dinamarca, o app fornece-te diversas opções: de carro, barco, avião ou de ônibus... Também orienta a possibilidade de conseguir visto (que não é complicado por sinal). Como vocês estão vendo aplicativo é muito completo, mas ainda há mais coisa, por exemplo, ele fornece recomendações de saúde como dentistas, médicos, observações "é proibido fumar publicamente" e coisas do gênero. Como intercâmbista sempre está pobre essa é uma seção pouco utilizada: ele fornece agências bancárias e ainda dá dicas de qual lugar é mais ágil o atendimento. Uma frase que me chamou muita atenção foi: "Denmark is a very safe country, with almost no risk of natural disasters or animal attacks"

Todos temos um foco, para aqueles que já vão com um foco para a Dinamarca, o aplicativo separa lugares em algumas categorias: history, culture, architeture, music, festivals e art. Todos com fotos e descrições, horários, e atrações.

Confesso que já estou um pouco cansado de mostrar esse aplicativo para vocês, realmente ele é muito completo, há muito mais funções das quais eu citei. Para todos aqueles que tiverem a oportunidade de tê-lo, recomendo. Agora vamos ficar na espera de novidades...

Farvel, jeg elsker Danmark

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Keep calm and exchange is coming

Só estou passando para dizer que não abandonei o blog - vergonhosamente comecei-o - enfim, é que ainda não recebi o e-mail confirmando a minha vaga e falando qual o distrito que eu me encaminharia (distrito? como assim? leia as F.A.Q's no canto superior esquerdo) logo que eu souber posto rapidamente. Sobre a língua, confesso que é bastante complicada e que já estou estudando - entende-se tentando - mas é muito complicado, em breve farei um post falando sobre o idioma. Caso alguém queira conversar, ou até mesmo contar-me sobre sua experiência, vou por meus contatos abaixo, e caso alguém deseje seguir meu blog, fique a vontade. Vi ses.


  • E-mail: wesley_mees@hotmail.com
  • Twitter: @goodboy__
  • Facebook: Wesley Mees
  • Skype: wesley_mees@hotmail.com

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Application Form


O AF como carinhosamente é chamado, trata-se de um documento que servirá como uma identidade sua no exterior. Antes de escolher a vaga, a comissão Rotária mande-te esse documento - que é enorme por sinal - e você deve preenchê-lo cuidadosamente. Nele estarão contidas fotos suas, de seus hobbies, de sua casa e de algo importante para você. Também há partes que é necessário um exame médico e dental, e as assinaturas dos respectivos doutores. A escola também tem sua parte, você precisará anexar o histórico escolar (em inglês) e ainda será avaliado pela diretora da escola, são alguns quesitos como: ele é bem amigável com todo mundo? suas notas são boas? Entre outras coisas parecidas… Também há necessidade das assinaturas do seu padrinho (Rotary), do Oficial de Intercâmbio e do Presidente do Rotary Club. E não pode esquecer da cópia de seu passaporte e as duas cartas de recomendação.

Quando ele chegou até mim, confesso que pensei em desistir de tudo, devido a ser um documento enorme, cheio de frescuradas e ser todo em inglês. Mas, depois com calma fui resolvendo parte por parte, e antes mesmo do previsto tudo já estava pronto.

Danmark Here I Go

Olá, tudo bem com vocês? Sei que prometi que iria tirar fotos da feira das nações e do evento que aconteceu hoje, mas confesso, que estava tão nervoso, angustiado e ansioso que nem tive tempo de tirar fotos. Resumindo: foi ótimo encontrar meus amigos e visitar um pouco de cada país, era uma festa quando chagávamos em uma bancada. Depois de muitas falas e demonstrações chegou a hora de escolher a vaga, eu estava em dúvida entre França e Dinamarca, mas eis que quando chegou a minha vez só restava vaga para Dinamarca. E sinceramente, eu adorei, estou com um sorriso de orelha a orelha. Agora me resta a começar fazer os preparos da viagem…

Colocação Feat. Lista dos Países


Enfim, saiu a classificação. Fiquei em 15º de 63 participantes, no começo a minha classificação não me agradou, mas, depois percebendo a quantidade de vagas que existia, um novo sorriso surgiu em minha face, e também, alguns participantes na minha frente desistiram, já outros pegaram vagas remanescentes e minha colocação que era de décimo quinto tornou-se muito melhor. Os países desse ano, que o distrito conseguiu parceria são:

5 Alemanha
2 Argentina,
1 Colombia,
2 Dinamarca,
1 Equador,
1 Eslováquia,
6 Estados Unidos,
2 França,
1 Holanda,
2 Indonésia,
8 México,
2 Polônia.
2 Taiwan
1 Turquia
1 Noruega
1 Tailândia
1 Austrália 

No dia 16/02/2013 ocorrerá a Feira das Nações e também a escolha de vagas, quando der (minhas aulas começam dia 18/02) posto o meu país e as fotos do evento que ocorrerá em Joinville.

Seleção II


Terêrê têtê*

Como vocês podem ter visto abaixo, o meu acampamento foi bastante divertido.
Chegamos pela manhã, eu e mais sete amigos (candidatos) de Rio do Sul viemos de vã até o local do encontro. Logo que chegamos fomos direcionados ao café da manhã e em seguida a pegar nossos crachás na recepção. Após uma conversa com os coordenadores do PIJ (Programa de Intercâmbio de Jovens) fomos liberados para montarmos nossas barracas. Após o almoço, fomos divididos em grupos, e cada grupo deveria criar um país, e junto com ele: nomes, bandeiras, hábitos, hino, grito de guerra, história. Algo bem cansativo, mas bem inovador. Depois de apresentarmos todas essas criações para o restante do pessoal, tiramos um pedaço da tarde para imaginar/ensaiar como seria a nossa apresentação no “Show de Talentos”, essa apresentação deveria ser feito pelo grupo contendo características do país criado. Sinceramente, a nossa foi a melhor, encenamos uma luta onde todos conversavam na língua do país e para fins de entendimento, um narrador (eu) explicava a história. 
Tivemos outras atividades, como uma gincana envolvendo todos os países criados (ficamos em terceiro), uma trilha morra acima de aproximadamente um quilômetro - por favor, não façam isso novamente - mas no final, tudo foi muito legal. Conheci melhores as pessoas com que eu tinha realizado as provas, tornei-me amigo de várias. Enfim, foi um final de semana espetacular, que sempre guardarei em minhas lembranças.

*Quer dizer: Olá, tudo bem? na língua do meu país.

Seleção


Diferente do Intercâmbio pelas agências, o do Rotary todos os candidatos passam por seleções até chegarem ao final. O mundo inteiro é dividido em distritos rotários, que são organizados pela quantidade de pessoas x quantidade de espaço. No momento, pertenço ao 4.650 que engloba cidades como Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, entre outras… Mas, todas pertencendo ao estado de Santa Catarina. 
O Processo de seleção ocorreu entre os candidatos do distrito, nesse ano tiveram muitos inscritos, 63, então fomos divididos em dois grupos… Em agosto de 2012 tivemos o primeiro encontro, onde também ocorreram as provas e os testes psicológicos: eram 3 provas, que abordavam conhecimentos gerais (desde identificar estados Brasileiros até uma série de alternativas sobre a exploração de pré-sal, também continha questões das festas locais, algo sobre os eventos esportivos que o Brasil iria sediar - olimpíada e copa do mundo de futebol - questões de civilismos e identificação do significado da bandeira do Brasil), a outra era sobre o Rotary, as questões eram muito fácil, uma simples estudada você mata 90% do teste: eram questões sobre o Governador do distrito, lema rotário, presidente do Rotary, significado de siglas e do emblema rotário. E por fim, mas não menos importante, tivemos a de inglês, que sinceramente é banal, chega a ser ridícula de fácil, a estrutura da prova consiste em frases com palavras faltando e alternativas logo abaixo, o seu dever é encontrar a correta. Junto com as provas, precisamos elaborar dois textos em folha A4 sem linha, com o tema “O que você vê do seu Intercâmbio” um era em inglês, e outro em português.
Depois de almoçarmos, voltamos para a segunda parte: o teste psicológico.  Primeiramente, precisamos criar um brasão que demonstrasse nossas características, eu como sou metido fui o primeiro a começar a explicar o meu Brasão. A sensação não era muito boa confesso, consistia em 1 psicólogo te filmando para avaliar depois, outras 3 pessoas observando-te e escrevendo coisas a seu respeito e por fim, cerca de 30 candidatos encarando-te e torcendo para que você erre. Mas mesmo com essa pressão, me senti seguro. Depois, pediram para nós desenharmos um menino, uma menina, e uma pessoa na chuva - até hoje não sei o motivo disso, mas… - e para finalizar, vimos imagem completamente esquisitas e precisamos escrever o que achávamos que era. 
O Nosso próximo encontro será em Outubro, e consiste em um acampamento.

O que é Intercâmbio pelo Rotary?



  • No meu caso, o Longa Duração:


O Programa de Longa Duração de Intercâmbio de Jovens do Rotary Internacional prevê 01 (um) ano de convivência entre o jovem e as famílias que o hospedarão. Você também frequentará uma escola de Ensino Médio por 01 (um) ano e irá participar das atividades e reuniões de seu Clube Hospedeiro, suas principais fontes de novos amigos e oportunidade de ser convidado para eventos e viagens.
Como regra geral, o jovem deverá se inscrever em um ano e viajar no ano posterior. Janeiro e Agosto são os meses de embarque para os jovens que optam pelo Programa de Longa Duração.
Você deverá nesta data já ter providenciado seu passaporte, vistos consulares, passagem de ida e volta, seguros de vida, saúde e acidentes pessoais.
Sua família irá receber jovens estrangeiros durante 01 (um) ano, muito provavelmente no período em que você estiver no exterior. Além de sua família, deverá ser indicada, no mínimo, outras duas famílias voluntárias para hospedar o jovem estrangeiro que virá em sua contrapartida.
Os procedimentos do Rotary para Intercâmbio de Longa Duração determinam que os intercambistas morem com mais de uma família durante o ano. Contudo, essa é uma mudança programada, sendo que você já estará ciente e preparado para ela. Com isso, você estará aumentando o seu círculo de amizades e vivenciando renovadas experiências que fazem parte dos objetivos do intercâmbio.
A programação do Rotary ainda inclui viagens pelo país ou região em que você estiver hospedado, o que tornará seu intercâmbio ainda mais inesquecível e enriquecedor.
Obs: Texto Retirado de Expro Brasil

“Tenho em mim todos os sonhos do mundo” Fernando Pessoa


Viajar, aprender novas culturas, línguas, conhecer diferentes lugares e pessoas. Essas e outras coisas estão entre as listas de deveres para fazer durante um intercâmbio. 

Chamo-me Wesley Mees, tenho 15 anos, moro em Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil. No ano de 2011 comecei a me interessar pela ideia de fazer intercâmbio, porém, a minha baixa idade e a série que cursava não me permitiram tal feito. Ano passado a ideia retornou em minha cabeça, procurei diversas agências de turismos e viagens, mas nenhuma me agradava. Até que conheci o Rotary, para quem não sabe, o Rotary é uma organização sem fins lucrativos existente em todo mundo, onde pessoas se afiliam ao clube mais próximos e juntos passam a fazer o bem a humanidade “Dar a si antes de pensar a si”, entre as metas do Rotary encontra-se a erradicação da poliomelite (Paralisia Infantil), bolsas universitárias e colegiais, prestação de serviços à desastres naturais entre outros… E claro, o Intercâmbio Juvenil de Longa Duração. Mas isso é assunto para o próximo post.